Quem procura autopeças encontra o que precisa na DISPEMEC

Há mais de 29 anos a DISPEMEC atende às necessidades de clientes que não abrem mão de qualidade, praticidade e segurança na hora de comprar autopeças.

Acesse agora

A obrigatoriedade e o uso do Airbag


Airbag

Em janeiro de 2014 tornaram-se obrigatórias no Brasil, a fabricação e a importação de  veículos com airbag duplo frontal, ou seja, um para o motorista e outro para o carona.

Na época, os carros fabricados com projetos anteriores à Lei, ganharam mais 5 anos para se  adequarem às novas normas. Já os veículos produzidos para exportação ficaram livres das obrigações.

 

Em busca de diferenciação, alguns fabricantes passaram a oferecer airbags adicionais para bancos traseiros, portas laterais e teto, assim como no encosto e nas laterais dos assentos frontais.

Pra quem não sabe, o airbag é acionado de acordo com a variação brusca da velocidade do automóvel ou pela intensidade da colisão. A desaceleração violenta aciona o sensor, permitindo que a bolsa de ar infle em menos de um segundo.

No ato, ficam protegidos o tórax e a cabeça do passageiro. E logo em seguida, o dispositivo começa esvaziar para facilitar a retirada de eventuais vítimas.

 

Para que o airbag funcione bem e a sua ação não seja comprometida, é bom ficar ligado em alguns detalhes:

– O motorista deve manter as mãos nas extremidades do volante. Mão no centro do volante, somente para usar a buzina.

– O carona não deve, em hipótese alguma, colocar os pés em cima do painel do carro. Além de dificultar a abertura correta do airbag, pode agravar os ferimentos no caso de uma colisão.

– Use sempre o cinto, ele é o principal item de segurança do carro.

 

É bom dar atenção também aos possíveis problemas que podem interferir no funcionamento correto do sistema do airbag:

– Alterações equivocadas na caixa de direção realizadas durante a manutenção.

– Defeitos no cabo de alimentação da bolsa do airbag.

– Cinta do airbag arrebentada.

– Alinhamento do veículo mal feito.

 

Vale lembrar que, quando o airbag precisa de reparos, a luz deste item acende no painel do carro. Assim ninguém esquece de mandar para a oficina.

 

Por hoje é isso, pessoal!

 

Um forte abraço.

 

Equipe Dispemec


Categorias: Dica do Dix

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,