Quem procura autopeças encontra o que precisa na DISPEMEC

Há mais de 28 anos a DISPEMEC atende às necessidades de clientes que não abrem mão de qualidade, praticidade e segurança na hora de comprar autopeças.

Acesse agora

Os 10 mandamentos para uma lavagem completa em carros


limpeza_carros

É muito comum vermos pessoas lavando carros na calçada, usando mangueira e muita espuma. Mas essa prática aparentemente correta pode levar ao aparecimento de manchas na pintura, ao desgaste e à quebra de peças, entre outros problemas graves, como a ineficiência dos freios.

Para evitar tudo isso, uma lavagem completa do carro – por dentro, por fora e o motor – exige técnicas simples e produtos específicos, mas que proporcionam um resultado profissional e seguro. Com essa conservação adequada, você também preserva o valor do seu patrimônio. Vamos por partes!

 

Por fora

 

Mandamento 1 – Nada de lavar o carro sob o sol. Escolha um lugar sombreado, para evitar que o sabão cause manchas na pintura. Certifique-se também de que a lataria não esteja quente!

Mandamento 2 – Também para evitar manchas, lave o carro de cima para baixo, uma parte de cada vez. Molhe todo o carro (usar um balde é mais recomendado para evitar exageros), ensaboe o teto, enxague e seque com pano macio. Depois, repita o procedimento no capô, nas laterais e assim por diante.

Mandamento 3 – Prefira detergentes e esponjas específicos para autos. Produtos domésticos podem conter abrasivos que danificam a pintura.

Essa regra dos produtos específicos também vale para o acabamento. Em rodas e pneus, nada de receitas caseiras, que podem ressecar a borracha e até mesmo juntar insetos! Sobre o limpador de para-brisa, ele é fundamental para a segurança dos ocupantes, pois melhora a visibilidade. Por isso, investir em um limpador para autos é sempre a melhor opção.

Mandamento 4 – Com o carro ainda na sombra, passe uma cera automotiva em movimentos circulares, sem força e com uma esponja adequada, sem abrasão. É importante ler as especificações da cera, para verificar o tempo de reaplicação e se está de acordo com as características do seu carro, como cor, tipo de superfície etc.

 

Por dentro

 

Mandamento 5 – Comece a limpeza aspirando o interior dos veículos. Um mini aspirador portátil é ideal para retirar resíduos de porta-malas, tapetes, estofamentos e até cintos de segurança.

Mandamento 6 – Bancos de couro, assim como peças de borracha e plástico, devem ser limpas com pano úmido e silicone automotivo. Assim, você garante o brilho e o aroma de limpeza, dignos de lavagens em empresas especializadas.

Mandamento 7  – Quer impressionar seus passageiros ou manter o aroma de carro novo? A dica é usar um aromatizante automotivo. Na versão Glade Auto Sport, por exemplo, você pode regular a intensidade de liberação da fragrância.

 

Motor

 

Há empresas que fazem a limpeza do motor a seco. Mas com um balde, produtos específicos e nossas dicas, dá para deixar o motor do seu carro como novo.

Mandamento 8 – A lavagem do motor deve ser feita uma vez ao ano, no máximo, com o motor frio.

Mandamento  9 – Nunca use água sob pressão, que pode danificar peças do sistema eletrônico, ou produtos químicos. Mais uma vez, o balde com pano é a melhor opção.

Mandamento 10 – Quer ir mais a fundo? Há produtos específicos para a limpeza e descarbonização de carburadores, principalmente de carros a álcool. Eles desobstruem também canais e válvulas do sistema de injeção de combustível, em 15 minutos, sem que o carburador precise ser desmontado.

 

E atenção!

 

– Todo material deve ser mantido longe das crianças e dos animais domésticos.

– Evite freadas bruscas após a lavagem, pois os freios podem estar molhados, prejudicando a eficácia dos freios. Usar baldes, mais uma vez, é a melhor opção.

Curtiu? Então, compartilhe este post e garanta que seus amigos também preservem o valor do carro e circulem com mais segurança.

 

Grande abraço,

Equipe Dispemec.com


Categorias: Dica do Dix

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,