Quem procura autopeças encontra o que precisa na DISPEMEC

Há mais de 29 anos a DISPEMEC atende às necessidades de clientes que não abrem mão de qualidade, praticidade e segurança na hora de comprar autopeças.

Acesse agora

O que acontece quando você dirige com o nível de óleo baixo?


nivel-baixo-oleo

Usar o motor com o nível de óleo muito baixo não é uma boa ideia.

 

O óleo não é apenas um lubrificante, mas também funciona como resfriador.

Um menor volume de óleo aumenta a temperatura do motor mais rápido do que um grande volume, deixando o motor com mais tendência a superaquecer durante situações de muito esforço.

 

Essa falta de resfriamento é especialmente crítica se o motor perde pressão de óleo, já que essa perda aumenta a temperatura ainda mais.

 

A maioria dos carros utiliza o sistema de óleo de cárter.

Esse sistema é basicamente um reservatório que fica na parte de baixo do motor e funciona assim:

1- O óleo escorre pela cabeça do cilindro ou nos canais de admissão;

2- Flui pelos canais dentro do bloco do motor e é coletado pelo cárter;

3- A bomba de óleo suga o óleo do cárter através de um tubo submerso e o joga para o motor.

 

Alguns motores de alto desempenho usam um sistema de cárter a seco que utiliza uma série de bombas de sucção para sugar o óleo de um reservatório bem raso, que fica em baixo do motor. Um nível baixo de óleo causa menos pressão de óleo já que o pescador de óleo não estará imerso.

 

Motores de corrida, por exemplo, usam o sistema de cárter seco por duas razões:

 

1ª:um reservatório de óleo mais raso permite que o motor fique mais baixo, no chassi, o que aumenta a estabilidade e abaixa a linha do capô.

2ª: o sistema de cárter seco opera em constante estado de vácuo e continuará a bombear óleo mesmo que ele não esteja no reservatório.

 

Muitos motores usam virabrequins (ou eixo de manivelas ou árvore de manivelas com contrapesos) que periodicamente entram em contato com o reservatório de óleo. Esse contato não apenas faz com que o óleo fique espumoso, mas também faz com que os contrapesos fiquem agarrados e aumente a resistência parasitária.

 

Diminuir um litro pode fazer com que você ganhe alguns cavalos a mais em curtas corridas de arrancada, mas não em longo prazo.

 

Se você realmente quer evitar que o óleo entre em contato com o virabrequim, instale um defletor de óleo abaixo dele. Os defletores são bandejas de aço perfuradas que ficam abaixo dos contrapesos do virabrequim e permitem que o óleo escorra sem acumular-se nos contrapesos.

 

Agora que já sabe tudo sobre o que acontece quando dirigimos com o nível de óleo baixo, acesse a nossa loja virtual e adquira óleos de qualidade para o seu carro: http://autopecaonline.com Autopeças Online é na Dispemec!


Categorias: Dica do Dix

Tags: , , , , , , , , , , , ,