Quem procura autopeças encontra o que precisa na DISPEMEC

Há mais de 30 anos a DISPEMEC atende às necessidades de clientes que não abrem mão de qualidade, praticidade e segurança na hora de comprar autopeças.

Acesse agora

Mudanças na CNH entram em vigor


Nova CNH entra em vigor

A nova CNH (Carteira Nacional de Habilitação) entrou em vigor no dia 2 de janeiro deste ano e possui novas cores, marcas d’água e códigos de segurança. As mudanças no documento foram determinadas em uma resolução, aprovada em 24 de maio de 2016, pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

O topo da nova carteira de motorista teve a cor da tarja – que fica acima da foto do motorista – alterada de azul esverdeado para preta. O documento ganhou dois números de identificação nacional, o Registro Nacional e o Número do Espelho da CNH e um número de identificação estadual, o Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados).

Principais Mudanças na CNH

No canto superior direito, será acrescentado o mapa do estado em que foi emitida e no lado esquerdo, a imagem do mapa do país é impressa com uma tinta especial. O fundo do documento ficou mais amarelado e conta com elementos que serão confirmados apenas na luz ultravioleta. No final da carteira também foi acrescentada uma repetição de holografias com a sigla CNH e fios com microletras.

Todas as mudanças foram feitas como medida de segurança, para dificultar possíveis falsificações. Mas quem está com a CNH dentro da validade não precisa se apressar para trocar, a troca será feita apenas quando a carteira vencer e os valores continuam os mesmos.

Código bidimensional

Além das novidades que já entraram em prática, a partir de maio de 2017, o documento ainda irá ganhar um código bidimensional, conhecido como QR-Code. Este código vai permitir que a CNH seja conectada diretamente ao Registro Nacional de Condutores Habilitados. Sem precisar digitar nenhuma informação, apenas apontando a câmera para o símbolo, serão disponibilizados os dados do motorista. E para o uso desta tecnologia, o Denatran irá disponibilizar para os agentes de trânsito um sistema eletrônico para a leitura do código.

Equipe Dispemec.com


Categorias: Dica do Dix

Tags: , , , , , , , , , , ,