Quem procura autopeças encontra o que precisa na DISPEMEC

Há mais de 30 anos a DISPEMEC atende às necessidades de clientes que não abrem mão de qualidade, praticidade e segurança na hora de comprar autopeças.

Acesse agora

Filtro de combustível: função e cuidados necessários


blog dispemec

O filtro de combustível é uma peça pequena, mas extremamente importante para todos os sistemas do motor.

Isso porque sua função, como o nome já diz, é filtrar todos os resíduos sólidos e a água, presentes no combustível e no próprio tanque.

A filtragem feita por esse item também evita que a malha do filtro de gasolina se desgaste com o acúmulo de impurezas. Isso garante que o fluxo de etanol ou da gasolina permaneça o mesmo, fazendo o carro emitir menos dióxido de carbono.

Mas, para que funcione corretamente e cumpra todo o seu trabalho, o filtro de combustível precisa de alguns cuidados. Veja algumas dicas e saiba como prevenir danos nessa peça:

Cuidados básicos

O filtro de combustível funciona como uma peneira, então todos os resíduos encontrados, ele “guarda”, para que não se espalhem. Chega uma hora que o filtro já está cheio de sujeira e é nesse momento que o carro começa a dar sinais negativos.

Então, é muito importante que você fique atento às dicas que o veículo te dá, como: dificuldades de arranque, marcha lenta, uso excessivo do combustível e a presença de ferrugem em peças ligadas ao motor.

Combustível adulterado

Outro cuidado essencial, é a utilização de combustível de boa qualidade. Usar combustível de procedência duvidosa, só pelo bom preço, pode sair muito caro. A gasolina e o álcool adulterados, são compostos por elementos que entopem e corroem o filtro e todo o sistema de injeção. Veja aqui outras desvantagens dos combustíveis adulterados e saiba como evitar.  

Prazo de troca

O indicado é que o filtro seja trocado a cada 10 ou 15 mil quilômetros rodados, mas verifique o tempo exato de troca indicado pela montadora, no manual do proprietário. Caso você perceba sintomas de que o filtro não está em bom estado, vá até um mecânico profissional, faça a revisão e, se necessário, efetue a troca.

Até a próxima,

 

Equipe Dispemec.com

 


Categorias: Dica do Dix

Tags: , , , , , , , ,