Quem procura autopeças encontra o que precisa na DISPEMEC

Há mais de 29 anos a DISPEMEC atende às necessidades de clientes que não abrem mão de qualidade, praticidade e segurança na hora de comprar autopeças.

Acesse agora

Como regular os retrovisores e evitar colisões


retrovisor_dispemec

Dirigir não é só pegar o carro e cair na estrada.

 

Antes de girar a chave na ignição e dar partida, é preciso verificar se a mecânica do carro está em dia. Além disso, é preciso que o motorista esteja bem física e mentalmente e, claro, checar se os retrovisores estão ajustados de acordo com o condutor. Isso facilita a vida do motorista e evita acidentes.

 

Mas para garantir a regulagem correta dos retrovisores, o motorista deve acertar, antes, a altura dos bancos. O correto é não encostar nem a panturrilha nem a parte posterior dos joelhos no banco. E os braços devem segurar o volante em uma inclinação de aproximadamente 120°.

 

Depois desses primeiros ajustes, é hora de partir para os retrovisores.

 

Retrovisores Externos

 

Comece pelos retrovisores laterais externos. Ambos devem ficar regulados de uma maneira que você consiga enxergar a parte lateral do próprio carro em apenas 10% de toda a área do espelho.

 

No restante da imagem refletida, devem aparecer a estrada, as faixas e os carros que vêm atrás. O indicado é que o carro detrás apareça no começo e no centro da imagem refletida, o que inclusive evita o ponto cego.

 

Retrovisor Interno

 

Depois, é hora de regular o retrovisor interno. Esse é mais fácil!

Ele deve ficar ajustado de um modo que você não precise levantar e nem abaixar a cabeça para conseguir ver a imagem traseira refletida. O ideal é que o condutor visualize tudo apenas levantando os olhos e inclinando um pouco a cabeça.

 

Refletido nesse retrovisor, deve aparecer todo o vidro traseiro, pra você ter aquela visão geral do que está atrás do veículo.

Ah, mas na hora de fazer baliza, precisa regular os retrovisores de novo, para aumentar o seu campo de visão.

Alguns modelos de carros já fazem esse ajuste de forma automática quando você passa a ré, sinalizando que fará uma manobra diferente. E voltam à posição inicial assim que você desengatar a ré.

Para os carros que não possuem essa tecnologia, a solução é colocar a mão na massa mesmo! Nesse caso, os retrovisores externos devem permitir que você veja o meio fio e parte da calçada.

 

Depois de estacionar, volte os retrovisores para a posição inicial.

E pra assegurar que o seu campo de visão não seja afetado, siga essas dicas básicas:

 

– Não coloque adesivos nos vidros.

– Evite objetos no porta-malas ou no porta-pacotes que possam comprometer a visão pelo vidro traseiro.

– Deixe os vidros e espelhos sempre limpos e desembaçados.

– Lembre-se de que a película no vidro pode comprometer a sua visão ao dirigir. Por isso, vale a pena pensar duas vezes antes de colocar.

– Nas vias rápidas, evite ficar nas laterais de caminhões e ônibus para não acabar se posicionando no ponto cego deles e se envolver em colisões.

Como já dissemos antes: use e abuse dessas dicas e compartilhe com os seus amigos!

Um abração!

Equipe Dispemec.com

 


Categorias: Dica do Dix

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,