Quem procura autopeças encontra o que precisa na DISPEMEC

Há mais de 28 anos a DISPEMEC atende às necessidades de clientes que não abrem mão de qualidade, praticidade e segurança na hora de comprar autopeças.

Acesse agora

Combustíveis: conheça os tipos e diferenças


diferença dos combustíveis

O seu carro está chegando na reserva, isso significa que é hora de abastecer. Você vai até o posto e chegando lá o frentista pergunta qual combustível será o escolhido.

Mas são tantas opções, que surge a dúvida: gasolina comum, aditivada, premium ou será que é melhor optar pelo etanol?

Para não ter mais dúvidas, conheça as características e os tipos de combustível que são oferecidos pelos postos e saiba qual o melhor para o seu veículo. Confira!

Gasolina Comum
A gasolina comum é o tipo de combustível mais usado em carros de passeio no Brasil. Mas apesar de sua popularidade, a gasolina comum lança gases tóxicos na atmosfera, o que prejudica muito o meio ambiente. Além disso, a queima desse combustível deixa resíduos nas válvulas de admissão do motor, o que pode interferir no bom funcionamento do veículo.

A gasolina comum possui 27% de etanol anidro em sua composição, 87 IAD (índice antidetonante) e um teor máximo de 50 ppm (partes por  milhão) de enxofre.

Gasolina Aditivada
Sua diferença para a gasolina comum é que tem em sua composição detergentes dispersantes, que ajudam na limpeza dos sistemas do carro e aditivos que melhoram a lubrificação dos componentes do motor. É indicado que a cada quatro tanques, seja feito o uso da gasolina aditivada.

Gasolina Premium
A gasolina premium é indicada para veículos de alta performance, como os carros esportivos de luxo. Sua vantagem é que a composição ajuda a aproveitar o potencial do motor, dando mais autonomia e desempenho nas ruas e estradas.

Se você tem um carro comum, também pode fazer o uso da gasolina premium, mas para carros de passeio ela funciona como uma gasolina comum.

Gasolina Formulada
Você conhece a gasolina formulada? Ela é a opção mais barata, pois é feita com derivados de petróleo combustíveis, misturados com outros elementos. Apesar de não possuir os aditivos da gasolina aditivada, ela não fará mal para o carro, pode apenas exigir maior consumo.

Etanol
Diferente da gasolina, que possui o petróleo como matéria prima, o etanol é feito com componentes vegetais – no Brasil é feita com a cana-de-açúcar. Ele apresenta aproveita mais o potencial de cada motor, coisa que a gasolina não faz. O etanol também é sustentável e pode ser mais econômico.

Etanol Aditivado
O etanol também possui sua versão aditivada, que oferece algumas vantagens para o carro, como: a limpeza e proteção dos bicos injetores e do sistema da injeção, possui anticorrosivos e reduzem o atrito durante o funcionamento do carro.

Agora que você já sabe a diferença, compare as características e os preços e faça a melhor escolha na hora de abastecer.

Até a próxima,

 

Equipe Dispemec.com

 

 


Categorias: Dica do Dix

Tags: , , , , , , , ,