Quem procura autopeças encontra o que precisa na DISPEMEC

Há mais de 29 anos a DISPEMEC atende às necessidades de clientes que não abrem mão de qualidade, praticidade e segurança na hora de comprar autopeças.

Acesse agora

2016 e as primeiras mudanças no Código de Trânsito Brasileiro


blog_dispemec_002_multas

Ano novo, tempo de mudanças. Essa ideia é levada ainda mais a sério quando o assunto chega às leis de trânsito. Já no início de 2016, começamos a ver as primeiras alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Ainda não sabe quais são? Por isso, colocamos neste post o que mudou… Leia e compartilhe com os amigos!

Uso indevido de vagas reservadas para deficientes físicos e idosos
A multa para essa infração, que antes era leve no valor de R$ 53,20 com 3 pontos na carteira, desde 1º de janeiro de 2016, passou a ser grave, no valor de R$ 127,69 (140% a mais) com 5 pontos na carteira e possibilidade de ter o carro guinchado. Isso vale para todos os locais que têm a placa indicando vagas reservadas para deficientes físicos, incluindo os shoppings.

Pra dirigir quadriciclos
Desde dezembro de 2015, quem deseja dirigir quadriciclos em vias públicas deverá ter CNH (Carteira Nacional de Habilitação) categoria B (para guiar carros) e regularizar o emplacamento do quadriciclo.

Até a “cinquentinha”
Sabe as motos do modelo “cinquentinha”, aquelas menores e que ninguém precisava de CNH para guiar? Pois é, a partir de 29 de fevereiro de 2016, será obrigatória habilitação para dirigir uma dessas. A habilitação poderá ser do tipo ACC (específica para ciclomotores) ou do tipo A (para motos).

Simulador para tirar a CNH
Esse sistema está sendo implantado aos poucos em todo o território nacional, pois é necessária a adaptação com os computadores adequados nas autoescolas. Mas a intenção é de que todas as aulas práticas na rua para a categoria B (carro) sejam realizadas somente após 5 horas/aula no simulador, o que inclui uma simulação noturna.
As aulas no simulador só podem ser feitas após a aprovação no exame médico e teórico.

Cadeirinha nas vans escolares
A partir de 1º de fevereiro de 2016, será obrigatório o uso de cadeirinhas para transportar crianças. Porém, a fiscalização começará apenas em 2017, tempo concedido para que as fabricantes se adequem às exigências do Inmetro (Instituto de Meteorologia, Qualidade e Tecnologia) para os tipos de cadeirinhas destinadas às vans.

Mudanças para fabricantes de motos
A primeira mudança é em relação ao Freio ABS/CBS. A partir deste mês, é obrigatória a fabricação de 10% das motos (nacionais e importadas) com sistemas de frenagem mais seguros.
Motos com menos de 300 cilindradas poderão ser equipadas com freios ABS ou com o CBS. Já as motos acima de 300 cilindradas deverão ser equipadas somente com o ABS, o que já faz parte da maioria das motos de alta cilindrada fabricadas atualmente.
Bom, pessoal, por enquanto são essas as novidades do Código de Trânsito Brasileiro para 2016. Mas é sempre bom ficar de olho nos portais de notícias e fontes de informações confiáveis, como o site do DETRAN de cada estado.

Fonte: www.detran.sp.gov.br

 

Equipe Dispemec.com


Categorias: Dica do Dix

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,